Homo sapiens pode ter 200 mil Anos


Mais antigo crânio humano encontrado 

BBC News Online science (11/06/2003)

Três crânios fossilizados descobertos na Etiópia são ditos pelos cientistas para estar entre as mais importantes descobertas feitas na busca da origem dos seres humanos.
 Os crânios de dois adultos e uma criança, todos datados de cerca de 160.000 anos de idade, foram arrancados de sedimentos perto de uma aldeia chamada Herto na região de Afar, no leste do país.

Eles são descritos como os mais antigos fósseis conhecidos de humanos modernos ou Homo sapiens.

O que mais anima os cientistas é tanto que os espécimes se encaixam perfeitamente com os estudos genéticos
têm sugerido
que esse tempo e parte da África para o surgimento da humanidade.


Todas as características genéticas têm apontado para uma origem geologicamente recente dos seres humanos na África e agora temos os fósseis“, disse o professor Tim White, um dos co-líderes da equipe de pesquisa descobriu que os crânios.

Esses espécimes são críticos porque a ponte entre o anterior às formas mais arcaicas na África e no homem moderno que vemos 100 mil anos atrás“, da Universidade da Califórnia em Berkeley, EUA, paleontólogo disse à BBC News Online.

 FORA DA ÁFRICA
Os crânios não são uma correspondência exata para aqueles de pessoas que vivem hoje, eles são um pouco maiores, mais tempo e têm cumes da testa mais pronunciada.
Estas diferenças pequenas, mas importantes, levaram os EUA / equipa de investigação da Etiópia para designar os crânios de uma nova subespécie de humanos chamada Homo sapiens idaltu (idaltu significa ancião na língua Afar local).

As descobertas Herto foram saudados na quarta-feira por aqueles pesquisadores que têm defendido a idéia de que todos os seres humanos vivem hoje provêm de uma população que emergiu da África nos últimos 200.000 anos.

Os proponentes da chamada “Out of Africa hipótese acho que essa migração tardia dos seres humanos suplantou todas as outras espécies como a dos humanos vivos ao redor do mundo na época como os neandertais na Europa.

Se os recursos modernos existia na África 160 mil anos atrás, eles argumentaram, não poderíamos ter descendido de espécies como os Neandertais. “Essas pessoas estavam morando no lugar certo e na hora certa, possivelmente os antepassados de todos nós.

Os crânios foram encontrados em fragmentos, em um sítio rico em fósseis identificado pela primeira vez em 1997, em um vale seco e poeirento.

As ferramentas de pedra e fósseis do crânio de um hipopótamo foram massacrados os artefatos primeiro a ser pego. Buffalo fósseis foram posteriormente recuperados, indicando que os humanos antigos tinham uma dieta rica em carnes.O mais completo dos crânios de adultos foi visto saindo do sedimento antigo, que tinha sido exposta por fortes chuvas e parcialmente pisado pelos rebanhos de vacas.

O crânio da criança provavelmente com idades entre seis ou sete havia sido quebrado em mais de 200 peças e teve que ser reconstruído cuidadosa.

Todos os crânios tinham marcas de corte, indicando que tinha sido descarnada em algum tipo de prática funerária. O polimento nas caveiras, no entanto, sugere que este não era o canibalismo simples, mas mais provavelmente algum tipo de comportamento ritualístico.

Este tipo de prática tem sido registrada em sociedades mais modernas, incluindo alguns na Nova Guiné, em que os crânios dos antepassados são preservadas e adoraram.

Os crânios Herto pode, portanto, marcar o primeiro exemplo conhecido de pensamento conceitual o comportamento sofisticado que nos diferencia dos outros animais.

“Isso é muito possivelmente o caso, “ o professor disse White.

As descobertas etíopes são relatadas na revista Nature.

About superneandertal

Irmão mais velho do neandertal, mais novo do homo-sensibilis.
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s