A Indústria da Guerra

SÉRIE EX-DITADORES DOS EUA
 Discurso de J.F. Kennedy -1960
 (18/10/1960)
 “A crítica situação foi criada pela constante erosão da relativa força e prestígio americanos nos últimos oito anos. Temos ouvido muitas reclamações e elogios em geral, temos ouvido que estamos em primeiro lugar em qualquer área da concorrência: temos ouvido sobre como temos de ser firmes, como devemos enfrentar a Khrushchev, como precisamos estar unidos.

 

Mas não há quantidade de oratória, afirmações extravagantes ou fanfarrice ruidosa, nem encargos injustificados, que possam esconder o fato que está por trás da retórica, por trás das palavras suaves e de  confusas figuras: a força americana em relação à da União Soviética foi decaindo, e o comunismo vem avançando constantemente em todas as áreas do mundo, até que a Cortina de Ferro agora descansasse na ilha de Cuba, a apenas 90 quilômetros de distância.

A unidade comunista implacável para a dominação mundial, que agora penetra cada continente e cada seção do mundo, assume muitas formas, e a batalha contra o comunismo é travada em muitas frentes. Eu gostaria de falar por alguns minutos sobre uma dessas frentes, a frente do poder militar. Pois é aqui que o avanço comunista e declínio relativo americano são mais notáveis, e aqui é que o perigo imediato para a nossa sobrevivência é o maior. (…)”
FONTE: presidency.ucsb.edu

About superneandertal

Irmão mais velho do neandertal, mais novo do homo-sensibilis.
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s